Museu a céu aberto

Por Clara Marques, Giulia Villa Real, Victória Bassi

O beco da rua Gonçalo Afonso, na vila Madalena, bairro famoso da Zona Oeste, é um lugar muito visitado por turistas e até mesmo por moradores de São Paulo que querem apreciar a arte de forma gratuita. Conhecido como Beco do Batman, ganhou esse nome por um grafite do super-herói desenhado nos anos 1980. O desenho do Batman servia como referência e ganhou fama por ser representado de diversos jeitos por outros artistas. Os melhores grafiteiros do Brasil e do mundo deixam um pouco da sua arte neste museu ao ar livre.

Grafiti no Beco do Batman / Fonte:Reprodução

Hoje, o Beco do Batman é um dos lugares mais democráticos para arte na cidade de São Paulo, uma galeria a céu aberto. Nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, dezenas de grafites enfeitam as paredes. O bairro da Vila Madalena, desde os anos 1980, deixou de ser apenas um bairro residencial. As ruas do bairro são conhecidas por aglomerados de bares que fazem as noites paulistanas e os carnavais mais animados da cidade.

Grafiti no Beco do Batman / Fonte:Reprodução

Os desenhos muito coloridos são cenários para filmes, sessões de fotos e muitas selfies de turistas. Por ser um bairro famoso e boêmio da cidade de São Paulo, apesar das reclamações dos moradores e da movimentação constante, a maioria entende que é normal esse tipo de situação. Para Severino Castro, 62, a rua que está localizado o Beco do Batman se tornou ponto de sexo, drogas e pancadão. Todos os finais de semana existe algum tipo de tumulto, o que causa constrangimento para os moradores. “Eu gosto muito do bairro e da questão turística, mas na minha opinião era importante um pouco mais de segurança e controle por parte do Governo.”

Como chegar ao Beco do Batman

Para chegar ao Beco do Batman, os turistas podem ir de carro e estacionar em um dos diversos estacionamentos que tem no bairro, por aproximadamente R$ 20 ou então de transporte público. As duas estações de metrô mais próxima são a Clínicas (Linha Verde) e Fradique Coutinho (Linha Amarela).

Como chegar no Beco do Batman / Fonte: Google Maps

São apenas 15 a 20 minutos de caminhada para chegar ao Beco do Batman.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s