O quinto andar – e mais

Por Paula Zarif

Apenas um mês depois da data de inauguração, o Sesc 24 de Maio já pode ser considerado um sucesso. Teoricamente, as exposições ficam apenas no quinto andar, mas o espaço é tão fascinante que, a todo momento, o visitante se sente dentro de uma obra de arte.

Da arquitetura externa à pisicina, passando pelas rampas que ligam todos os andares, é possível dizer que tudo no Sesc vale a pena. E tem para todos: atletas, artistas, gulosos, leitores, todos tem espaço ali.

O prédio entre as ruas 24 de Maio e Dom José de Barros recebe uma atividade constante e dá a impressão de nunca estar vazio, não importa o dia e horário. O público cresce ainda mais nos finais de semana ensolarados e a piscina, no 13º andar, é a mais disputada.

Com 600m², a piscina tem capacidade para 400 pessoas que, enquanto se refrescam, tem “de brinde”  uma vista estonteante. Durante a semana e nos dias mais frios, é exatamente a vista do centro da cidade que mais atrai os visitantes. Assim, o espaço passou a ser uma exposição à parte.

Vista  para o centro do quarto andar 

 

Vista  para o centro do quinto andar 

Outra espaço que começou a ganhar propósitos inesperados é o Café do Jardim, no 11º andar. Além de mesas aconchegantes e um pão de queijo delicioso, o local tem uma boa luminosidade e as paredes começaram a virar cenário para fotógrafos – profissionais e amadores. Não seria uma surpresa ouvir que o local agora é tão requisitado para fotos quanto o Beco do Batman, na Vila Madalena.

Para explicar melhor, vale dizer que essas são as “exposições fixas” do Sesc. Na visita, vale conhecer, talvez porque seja a única oportunidade, também as temporárias. Essas sim, no quinto andar.

Atualmente o espaço está tomado pela obra “São Paulo não é uma cidade”, que mostra o centro da cidade a partir de artes, documentos e objetos. Cerca de 400 peças falam de arquitetura, urbanismo, política e poder.

Inicio da exposição ‘São Paulo não é uma cidade’

A experiência da exposição pode ser ainda mais interessante se for acompanhada de um guia, oferecido pelo Sesc 24 de Maio. Para isso, agendamento deve ser feito pelo telefone 11 3350-6449 ou pelo email agendamento@24demaio.sescsp.org.br

Aqui, você pode ter um gostinho de como é a exposição https://www.youtube.com/watch?v=DIQ-q-2vzmw  – Vídeo Ana Beatri Pattoli

Em destaque

Entre as exposições, o destaque vai para o 4º andar, no espaço de tecnologia e artes. A instalação “Trajetória e Movimento” é uma aula de física com diversão, e consegue ainda reunir outros elementos presentes em todo o Sesc: a atenção pelo olhar e o contato.

A física se uniu a tecnologia, apesar e as duas serem, quase que automaticamente, asociadas à algo complexo. O estúdio Kosmo discorda e com a união, promete desmistificar conceitos.

Em uma parede, luzes, placas e fios determinam caminhos que uma bolinha pode percorrer. Como em um jogo, o espectador participa apertando botões, interferindo na trajetória.

Para o jogo ficar ainda mais interativo, vale pedir para ajuda para o educador que fica no espaço: ele irá trazer novas peças e, com elas, o caminho pode ser alterado. Nos testes para ver por onde a bolinha anda ou “empaca”, o visitante entende sobre a gravidade, por exemplo.

Quase todo o material saiu de uma impressora 3D e essa tecnologia fica bem mais simples depois de ver o processo em uma versão menor, bem ao lado da instalação.

“Trajetórias e movimentos” está no espaço de tecnologia e artes até o dia 30 de novembro. É possível conhecer a exposição de terça a sábado, das 9h30 às 20h30, e aos domingos, das 9h30 às 18h30.

Confira aqui mais  fotos das exposições: https://imgur.com/a/q6dNp – Fotos Ana Luiza Menechino

Deixe um comentário